quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Núcleo Temático II - Performances e-Arte/Educativas

1- Performances culturais: fundamentos e conceitos 

Partindo do conceito de cultura em Cuche (1999) e de performances culturais em Teixeira (2004), a arte como linguagem humana está ancorada na palavra. Nas obras de Paulo Freire (1987, 1999) trabalhamos com a Pedagogia do Oprimido e a Educação para a liberdade. Apresentamos o relatório das leituras realizadas e a crítica em produção audiovisual.

Relatório das leituras de Freire (1987,1999), disponível em

Uma educação problematizadora, que leve as pessoas a se tornarem sujeitos movidos pela práxis - ação reflexão pode ser percebida e sentida por meio da pesquisa. Quem somos? Por que o somos? A arte também se abre para dialogar sobre esse tema por meio da investigação-ação. Conhecer e analisar as linguagens artísticas e suas performances é um momento de práxis. 
Assim, segue o texto sobre "A investigação-ação: metodologia na formação de educadores por meio das performances culturais." 

Texto argumentativo disponível em
https://docs.wixstatic.com/ugd/af4d2d_ea7836cf57734d4d8ceafa4297d5a611.pdf

Vídeo sobre Arte e cultura em Freire disponível em
https://youtu.be/ZBMcxQ47cns

2- As performances  e-Arte/Educativas nas Instituições de Ensino - 
Bandeira em construção: arte, formação de professores e o letramento digital


Caminhos trilhados pela pedagogia, de um jeito marcado pela arte, pela música e pelo dinamismo. Um currículo dotado de formação para formar. Essa é minha bandeira! Aprender e ensinar no mundo ciber. Perceber-se agente de mudança é o papel do formador, aquele que exerce a mediação e facilita a compreensão num processo inesgotável de formação mediado pela tecnologias digitais de informação e comunicação -TDICs. 

Vídeo explicativo da bandeira disponível em
https://youtu.be/3ZyYICopG30


A arte-educação e suas várias linguagens se unem no desenho que representa a importância do letramento digital para a sociedade. Professores e alunos unidos para esse novo aprendizado, no qual a atuação do professor é de mediador das aprendizagens de forma crítica e mais humana. Este símbolo foi criado com apoio do Aplicativo LogoPit Plus, ferramenta facilitadora para criação de logomarcas.

A educação dispõe de aliados importantes para que o conhecimento seja difundido e criado. A arte em suas diferentes linguagens atua como aliada gerando movimento à educação, dando a ela sons, cores e traçados em diferentes performances. O professor é o performer! A sala de aula, o palco! A ação-reflexão-transformação traz à tona que não é possível banhar-se num duas vezes na mesma água num rio (HERÁCLITO). Assim, a arte se caracteriza rio, fonte, estado de mudança e fluxo de fazeres e saberes. Nesta vídeo-reflexão a ciberarte em função de um significado: o aprender para ensinar na sala de aula, espaço de aprendizagens.

Acesse o vídeo reflexivo
https://youtu.be/VO-sqXIYr34

3- Performances  antropológicas em diálogo com as artes intermidiáticas e seu ensino

Performances e-arte educativas e proposta de intervenção pedagógica


A atividade proposta visa uma intervenção arte-educativa por meio de uma performance. A opção pelas artes visuais e pelo conflito que vive a turma da Mônica foi a escolha para abordar a questão do corpo estereotipado com uma turma de 5º ano. A performance visa principalmente o respeito à diversidade por meio da relativização.





A proposta em vídeo pode ser utilizada por professores do Ensino Fundamental para discutir a questão da alimentação saudável para um corpo sadio. A oportunidade de refletir sobre o drama social do corpo estereotipado pode influenciar os alunos e resultar numa boa produção de história em quadrinhos.


Acesse a performance em Vídeo  https://youtu.be/kirMEAoD9Hs

Planejando intervenções e-arte/educativas: foco na formação de professores. Todos os estudos até o momento vêm indicando a possibilidade de atuar para a intervenção crítica na atividade docente. A formação de professores e o letramento digital corroboram para uma atualização necessária na práxis educativa.


Procuramos realizar um esboço de plano como base em questões norteadoras. O conteúdo escolhido foi a edição de textos e imagens utilizando o CANVA e a confecção de cartazes didáticos utilizando o site Block Posters. Diante da demanda por capacitação tecnológica, os professores certamente irão utilizar bem aplicativos como o CANVA e site como o BLOCK POSTERS. O trabalho com imagens é motivador!

Acesse o plano de intervenção

Nenhum comentário:

Postar um comentário