quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Núcleo Temático I - Fundamentos da Arte Educação Digital

1- Fundamentos da Arte educação

Os Fundamentos da Arte-Educação estão pautados nos estudos teóricos de Ana Mae Barbosa e Fernando Azevedo com o conceito de vida artista. As expectativas são de concatenar essas abordagens com os estudos de Cunha (2012) a qual postula sobre a arte-educação intermidiática digital. 

No link abaixo, os fundamentos da e-arte educação  

https://cissa24.wixsite.com/arteemconstrucao/trabalhos-academicos 

2- Arte/educação versus e-arte/educação no contexto da cultura digital e não digital: abordagem triangular versus Sistema Triangular Digital 


A reflexão sobre o ensino e a cultura digital nos leva a pensar o universo dos aplicativos que podem ser utilizados pelas crianças. Um recurso bastante utilizado na alfabetização é a música. A leitura e a escrita se apoiam nesta ferramenta que envolve e realmente encanta. Desse modo, cumprindo a proposta do para iniciar a proposta de letramento digital do professor é preciso navegar por alguns aplicativos. Para isso segue uma breve análise de alguns aplicativos encontrados no Google Play inicialmente para atuar com musicalização  na escola.

E-ler, e-fazer e e-contextualizar: Criação de uma poiésis usando cantigas de roda

Ao utilizar aplicativos que podem apoiar o professor no processo de ensino e aprendizagem, procurei aliar música e alfabetização por meio de cantigas folclóricas ou populares. A escolha acerca de como trabalhar de forma diferente um gênero conhecido das crianças, promoveu a reflexão da práxis na sala de aula. Os aplicativos Turu Brasil e Kids Karaokê foram apresentados para as crianças, elas puderam interagir com os Apps e cantar livremente as cantigas. 
A experiência de realizar uma poiésis usando técnicas para produção artística fomenta  a compreensão do processo criativo a partir de um contexto curricular o qual leva o aluno a alfabetizar-se e letrar-se.O canto como uma expressão artística  denota sensibilidade e harmonia, considerando  o produto final que é a expressão artística.

Foram possíveis as seguintes produções, além da produção artística :

Vídeo aula tutorial  https://youtu.be/gtTGagn9Fa0
Planejando a auto aprendizagem 
Artigo científico apresentado no ENILIC - I  Encontro Internacional de Licenciaturas do Cerrado

3 - Inclusão da cultura digital juvenil na e-arte/educação - Metodologia do Ensino Superior


Linguagens artísticas: O que as crianças do Ensino Fundamental de uma Escola pública apreciam na internet? 


Pesquisa realizada numa escola municipal de Luziânia-GO para investigar o gosto das crianças de 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental I na internet. 

E os professores, que tecnologias usam em sala de aula? As informações foram colhidas por amostragem. Disponível em
https://docs.wixstatic.com/ugd/af4d2d_987c4b7a798341c4bf9c4225fb4eac22.pdf


4- Seminário intermidiático: Música , artes cênicas, artes visuais e outras linguagens artísticas

Proposta de intervenção a partir de desenho animado. 
Abordagem sobre a utilização do Show da Luna como recurso pedagógico intermidiático.

Como a água vira chuva? Disponível em
https://youtu.be/RGJA4WYmxXk
Proposta de intervenção

Nudes na rede: como abordar o tema com as crianças? 

Sugestão de vídeo informativo, resumo do tema e proposta de intervenção e-arte educativa disponível em 


Nenhum comentário:

Postar um comentário